Frase da semana:

Frase do Mês:

Alice Walker
"Os animais do mundo existem pelas suas próprias razões.
Não foram feitos para os humanos.
Assim como os negros não foram feitos para os brancos.
Nem as mulheres foram criadas para os homens".

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fotógrafo de Taiwan tira fotos de cães que serão sacrificados



Tou Chih-kang é um fotógrafo chinês que capta os últimos minutos de vida dos cães condenados à morte, no Abrigo Animal de Taoyuan, com o intuito de fazer uma exposição que alerte para o sofrimento dos animais abandonados. As suas fotografias retratam expressões e olhares chocantes para qualquer ser humano que dê valor à vida. Esta inciativa tem como intuito de mostrar à população que os animais têm sentimentos, que os animais sentem fome, frio, dor, medo e que por isso não podem ser equiparados a coisas ou a propriedades, mas sim a vidas que devem ser respeitadas. Com certeza esta exposição fará com quem muita gente se sinta incomodada, mas o objectivo é mesmo esse. Algumas pessoas por sentirem empatia e pena do sofrimento destes animais, outras porque não quererem ser confrontadas com o sofrimento que se inflige a um animal quando é abandonado à sua sorte e à sua morte. 

Nesta exposição Tou Chin-Kan irá mostrar os registos que tem feito ao longo de 2 anos de cerca de 400 cães, onde a maioria são animais abandonados pelos próprios donos. Logicamente para este fotografo este trabalho deverá ser horrível, mas o objectivo é passar a mensagem de responsabilidade que é adquirida quando assumimos o compromisso que é ter um animal na família. 

Alguns destes cães são ainda jovens e activos, outros maltrados. Depois de serem fotografados, os veterinários levam-nos a dar um passeio breve pelo jardim do abrigo, como um último adeus à vida. Após este passeio, serão levados para uma sala pequena onde serão mortos por injecção letal. 

Desde que começou o projecto, Tou já tirou cerca de 40.000 fotografias e estas deverão ser exibidas este mês (Agosto) no Museu de Belas Artes na cidade sul de Taiwan, de Kaohsiung. Algumas fotos já estão em exibição em Taoyuan com o intuito de tentar sensibilizar a população para as responsabilidades que vêm quando se adopta um animal. 


Na foto abaixo está exibido um cachorrinho com cerca de 2 meses, que não foi adoptado nem será adoptado. O seu destino será igual a tantos outros cães que por ali passaram, a morte. 

Nunca mais esquecerei este pequeno olhar…




As restantes fotos, são algumas das fotos tiradas durante a execução do projecto de Tou.
























(Retirado de: http://margaridaeosanimais.blogspot.pt/2012/08/e-o-teu-olhar-era-de-adeus-cronica-de.html /  cmargaridamatos@gmail.com )

Sem comentários:

Enviar um comentário