Frase da semana:

Frase do Mês:

Alice Walker
"Os animais do mundo existem pelas suas próprias razões.
Não foram feitos para os humanos.
Assim como os negros não foram feitos para os brancos.
Nem as mulheres foram criadas para os homens".

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que há de errado em manter um cão acorrentado?


Liberta-me:

“O crime somos nós que cometemos, mas quem cumpre a sentença são eles!”




Em Portugal, são milhares e milhares de cães que vivem acorrentados pelo pescoço uma vida inteira, sem que para isso tenham cometido algum tipo de crime.

Por todo o país são muitos e muitos animais que sofrem em silêncio. Sofrem em silêncio, porque muitas pessoas desconhecem o verdadeiro sofrimento destes animais, outras não se importam e outras simplesmente não se querem “intrometer”.

Muitos destes infelizes animais não têm sequer direito a um abrigo, outros dormem dentro de um barril ou de uma casota que mal os protege da chuva e das temperaturas extremas. Normalmente sentam-se sobre lama ou sobre cimento gelado, muitas vezes nem direito têm a ter uma taça com água fresca e muito raramente têm atenção humana.


Poucos ou nenhuns destes cães têm outra vida que não seja a de viverem acorrentados. Poucos ou nenhuns destes cães sabem o que é correr atrás de uma bola ou passear. Poucos ou nenhuns destes cães sabem o que é serem verdadeiramente acarinhados.




Acorrentados pelo pescoço, estes animais não vivem, limitam-se a existir. Existem sem respeito, sem carinho, sem exercício, sem interação social e muitas vezes sem os cuidados alimentares e higiénicos mais básicos. À medida que o tempo vai passando e que aqueles dias se vão transformando em anos, a maioria destes cães come, bebe, deita-se, senta-se, dorme, urina e defeca dentro do mesmo raio de dois metros



O que há de errado em manter um cão acorrentado?



Os cães são animais de matilha e mantê-los acorrentados é o pior castigo que lhes podemos dar. Os cães são animais sociais que precisam de estar integrados numa família com a qual possam interagir de forma a que se sintam numa matilha. Privar um cão de interação social e de exercício físico é algo que contraria a sua natureza.

Um animal que passe todo o dia ou maior parte do tempo acorrentado começa a desenvolver comportamentos impróprios podendo ficar agressivo até com os próprios donos, pois o seu instinto natural de estar em grupo é suprimido. Um cão acorrentado é um animal constantemente atormentado, aprendendo a detestar o isolamento e a falta de liberdade que lhe é imposta pela corrente, que muitas vezes não passa de 1 metro de comprimento.




Como ajudar um cão acorrentado:


Para ajudar um animal acorrentando não chega apenas ser contra este tipo de prática é preciso tentar impedi-la, tentar intervir. A vida de muitos cães mudou radicalmente simplesmente porque alguém se preocupou o suficiente para intervir.




Formas de Ajudar:



* Sensibilizar a Comunidade
* Sensibilizar os Responsáveis Pelo Cão
* Melhorar as Condições de Vida de Um Cão Acorrentado
* Denunciar o Caso às Autoridades



 (Retirado dehttp://www.liberta-me.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário